CIRCUITO NACIONAL - REGULAMENTO

I – DO OBJETIVO

1º – O Circuito Nacional de Jogo de Damas tem por objetivo dinamizar o desenvolvimento e elevar o nível técnico do jogo de damas em todo o território nacional e qualificar participantes para todos os campeonatos brasileiros.

 

II – DO LOCAL, DATA, NÚMERO DAS RODADAS E TEMPO DE JOGO

2º – O Circuito Nacional acontecerá em qualquer cidade dentro do Território Nacional, normalmente aos domingos, normalmente iniciando por volta de 9,30 horas e finalizando por volta de 17 horas, com um mínimo de 7 rodadas de 21 minutos x 21 minutos, ou 5 rodadas 30x30 minutos (para ambas as partidas), usando a Tablita em micro-match.

 

III – DOS PARTICIPANTES

3º  -  O Circuito Nacional é abertos a todos os interessados e apenas não poderá participar o damista que esteja punido pelo Tribunal de Justiça da Confederação Brasileira ou aquele que esteja sendo punido automaticamente por ter infringido o artigo 10 deste Regulamento.

 

IV – DO EMPARCEIRAMENTO

4º  -  A primeira rodada tem que ser, obrigatoriamente, emparceirada utilizando-se o rating nacional atualizado.

5º  -  Apenas serão aceitos emparceiramentos feitos pelo soft Swiss Perfect.

 

V – DOS DIREITOS ADQUIRIDOS

6º  -  Todo Circuito Nacional que for realizado nas condições a seguir:

 

Mínimo de 30 participantes.

Mínimo de 7 rodadas de pelo menos  21 x 21 minutos ou 5 rodadas 30x30 minutos usando a Tablita em micro-match.

Não tenha na lista de participantes um jogador que esteja cumprindo pena disciplinar imposta pela CBJD.

Critérios de emparceiramento de acordo com o estipulado pela CBJD e somente serão aceitos o uso dos softs ‘48’ e Swiss Perfect.

Emparceiramento da primeira rodada utilizando o rating oficial da CBJD.

Critérios de desempate de acordo com os estipulados pela CBJD (1- escore acumulado; 2- escore acumulado corrigido e 3 – milésimos), sendo que o escore acumulado não poderá ser utilizado como primeiro critério de desempate nas 3 situações a seguir:

a) quando for utilizado o acelerador de emparceiramento;

b) quando o desempate for entre dois jogadores, passando o confronto direto a ser o primeiro critério de desempate e

c) quando 3 dos participantes ficarem empatados na primeira colocação (apenas os 3), sendo que eles tenham vencido todos os seus adversários e tenham jogado e empatado entre si.

Resultados, rodada por rodada, enviados via email até 2 dias após o término do evento para edsonnduarte@terra.com.br, para análise e homologação da CBJD.

 

Oferecerá por categoria:

uma vaga, se o rating médio dos 30 maiores ratings for igual ou superior a 1900;

duas vagas, se a média dos 30 maiores ratings estiver entre 2001 e 2149;

três vagas, se a média dos 30 maiores ratings estiver igual ou acima de 2150 ou se o evento tiver mais de 120 participantes e a média dos 30 maiores ratings estiver igual ou acima de 2100.

 

VI – DA TAXA DE INSCRIÇÃO E PREMIAÇÃO

7º - Cabe à organização de cada Circuito Nacional estipular o valor da taxa de inscrição e o valor da premiação.

 

VII – DOS DEVERES DOS PARTICIPANTES

8º – Pagar sua respectiva taxa de inscrição no Congresso Técnico.

9º – Respeitar as normas do CODEX.

10 – Não abandonar a competição antes do término desta, o que implicará em suspensão automática por 3 meses de todas as competições em todo o território nacional.

 

VIII – DOS DEVERES DOS ORGANIZADORES

11 -  Enviar os resultados, rodada por rodada, no máximo em até 2 dias após a data do evento para homologação junto à CBJD, para o email edsonnduarte@terra.com.br.

12  -  Enviar na relação de participantes todas as datas de nascimentos de todos os participantes menores de 21 anos.

 

IX – DOS CASOS OMISSOS

13 – Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora de cada Circuito Nacional.



75º Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo
"Horácio Baby Barioni"

 

XIX - DA MODALIDADE DE DAMAS

Artigo 96 - Poderão ser inscritos até 10 (dez) damistas, definidos conforme o Artigo 99 e os mesmos deverão ser escalados em cada rodada conforme parágrafo único do Artigo 99, não sendo obrigatória a inscrição de damistas do sexo feminino.

Parágrafo Único - As equipes somente poderão iniciar qualquer MATCH quando possuírem no mínimo 3 damistas devidamente escalados e se não tiverem uma atleta do sexo feminino poderão jogar normalmente e terão esse tabuleiro perdido por W.O.

Artigo 97 - Será realizado Congresso Específico obrigatório da modalidade (uma hora antes do início da primeira rodada) e este versará sobre a escalação das equipes, emparceiramento e demais detalhes que forem necessários.

Parágrafo Único - o município que não comparecer ao Congresso Específico ou na primeira rodada em que estiver

emparceirado no Sistema Suíço, estará eliminado da competição.

Artigo 98 - a primeira rodada terá início programado sempre uma hora após o horário marcado para início do Congresso Específico e no emparceiramento da 1a rodada será utilizado o RATING da Federação Paulista do Jogo de Damas atribuindo aos jogadores sem RATING um provisório de 1.600 pontos, ignorando RATINGS inferiores a esse patamar. Para as demais rodadas o critério para emparceiramento será o da Federação.

Artigo 99 - No Congresso Específico o responsável pela equipe deverá confirmar e indicar a ordem de seus tabuleiros. Não o fazendo, deixará a cargo da direção tomar por base a ordem entregue quando da inscrição, ou seja, pela Relação Nominal, e as equipes deverão optar obedecendo aos seguintes quadros:

Categoria Livre

1 Livre feminino de qualquer idade

2 Livre feminino de qualque r idade

3 Livre de qualquer idade e sexo

7 Livre de qualquer idade e sexo

4 Livre de qualquer idade e sexo

8 Livre de qualquer idade e sexo

5 Livre de qualquer idade e sexo

9 Livre de qualquer idade e sexo

6 Livre de qualquer idade e sexo

10 Livre de qualquer idade e sexo

Categoria Até 21

1 Até 21 feminino

2 Até 21 feminino

3 Até 21 de qualquer sexo

7 Até 21 de qualquer sexo

4 Até 21 de qualquer sexo

8 Até 21 de qualquer sexo

5 Até 21 de qualquer sexo

9 Até 21 de qualquer sexo

6 Até 21 de qualquer sexo

10 Até 21 de qualquer sexo

Parágrafo Único - a escalação dos titulares em todas as rodadas em ambas as categorias deverá obedecer a seguinte ordem: 1o tabuleiro - 64 casas feminino; 2o tabuleiro - 64 casas de qualquer sexo ; 3o tabuleiro - 64 casas de qualquer sexo; 4o tabuleiro - 64 casas de qualquer sexo e 5o tabuleiro - 100 casas

de qualquer sexo.

Artigo 100 - Prevalecerá o sistema de substituição livre dentro da categoria.

Parágrafo Único - As equipes terão prazo de 05 (cinco) minutos antes de cada rodada para indicar os jogadores que estarão disputando as partidas referentes à mesma. O não cumprimento desta disposição obrigará a equipe a disputar a rodada com seus tabuleiros titulares, já confirmados ou ordenados no início da competição. O mesmo jogador que realizou a primeira partida do micro match é obrigado a disputar a segunda partida e se não o fizer perderá a mesma por W.O..

Artigo 101 - A competição obedecerá as seguintes normas de emparceiramento:

a) Sistema "SCHURING", quando o número de municípios participantes for até 08 (oito), sendo obrigatória sempre que as duas equipes de maior Rating sejam emparceiradas na última rodada;

b) sistema "SUÍÇO", quando o número de municípios participantes for superior a 08 (oito), sendo em 05 (cinco)

rodadas quando o número de municípios for de 09 (nove) a 12 (doze), 06 (seis) rodadas, com 13 (treze) e 14 (quatorze) e em 07 (sete) rodadas quando o número de municípios for acima de 14 (quatorze).

Artigo 102 - O ritmo de jogo será de 1h (uma hora) para que cada jogador complete sua partida em sistema Nocaute, sendo utilizadas para os 05 (cinco) minutos finais as Regras do CODEX da Federação Paulista de Jogo de Damas. Os jogos serão disputados no sistema "micro-matches", cabendo às equipes emparceiradas jogar 02 (duas) partidas entre si, devendo o primeiro desses matches ter seu início no horário programado.

§ 1o - para as disputas da Primeira e Segunda Divisão (Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior), será utilizada a "Tablita".

§ 2o - a segunda partida individual de cada micro-match deverá ter seu início imediatamente após a entrega das planilhas da primeira partida individual ao árbitro.

§ 3o - a entrega das planilhas deverá ser de forma imediata após o término da partida, sendo de responsabilidade do atleta vencedor ou de quem jogou com as peças brancas em caso de empate.

Artigo 103 - Às equipes que não forem emparceiradas em qualquer rodada serão atribuídos 01 (um) ponto por equipe e 10 (dez) pontos por tabuleiro no Sistema Suíço.

Artigo 104 - o critério de pontuação será de pontos por equipe: 03 (três) vitória; 01 (um) empate; 0,5 (meio) derrota e 00 (zero) W.O., sendo vencedora a equipe que somar o maior número de pontos por tabuleiros de todas as partidas dos micromatches em disputa.

Artigo 105 - a ordem dos critérios de desempate para o Sistema Schuring obedecerá a seguinte sequência:

a)confronto direto (apenas entre duas equipes);

b)pontos por tabuleiro;

c)melhor pontuação obtida no 1o tabuleiro em toda a competição;

d)melhor pontuação obtida no 5o tabuleiro em toda a competição;

e)melhor pontuação obtida no 2o tabuleiro em toda a competição;

f)melhor pontuação obtida no 3o tabuleiro em toda a competição;

g)melhor pontuação obtida no 4o tabuleiro em toda a competição.

Parágrafo Único - Se após todos os critérios acima as equipes permanecerem empatadas, o próximo critério de desempate será o de sorteio.

Artigo 106 - Os critérios de desempate para o Sistema Suíço serão os seguintes:

a)confronto direto (apenas para duas equipes empatadas);

b)pontos por tabuleiro;

c)escore acumulado de pontos por match;

d)escore acumulado de pontos por tabuleiro;

e)escore acumulado corrigido de pontos por match;

f)escore acumulado corrigido de pontos por tabuleiro;

g)sorteio.

Artigo 107 - A tolerância será de 60 (sessenta) minutos em relação ao horário programado para início da rodada para se configurar o W.O. Por equipe e 60 (sessenta) minutos após o início efetivo de cada partida de cada rodada para se configurar W.O. individual, com o relógio acionado.

Artigo 108 - Após o encerramento de cada partida, todos os jogadores disputantes ficam obrigados a entregar à mesa de controle as suas planilhas devidamente anotadas e assinadas.

Artigo 109 - Salvo o que dispõe o presente Regulamento, a competição obedecerá às regras do CODEX da Federação Paulista de Jogo de Damas.

Artigo 110 - Cada equipe será representada por um capitão (sendo um dos jogadores da equipe, mesmo que não esteja escalado para jogar na rodada), que deverá acompanhar seus respectivos jogadores, bem como notificar e ser notificado de qualquer decisão em relação a sua equipe e ao final do MATCH deverá verificar e assinar a súmula dos jogos junto à mesa de controle.

Artigo 111 - Todos os participantes deverão portar peças e relógios necessários às partidas em disputa em cada MATCH.

Parágrafo Único - Fica a critério da direção técnica da competição estabelecer se as peças, relógios e tabuleiros apresentados possuem ou não caráter oficial.

 


28º Jogos Abertos da Juventude
do Estado de São Paulo

IX - DA MODALIDADE DE DAMAS


         Artigo 22 - Serão disputadas em 2 (duas) Fases: Regional (DREL) e Final Estadual.

Artigo 23 - Poderão ser inscritos até 8 (oito) damistas, sendo ao menos 1 (uma) obrigatoriamente do sexo feminino, com participação de 4 (quatro) damistas por rodada, escalados de acordo com o parágrafo Único do Artigo 27.

         Parágrafo Único - As equipes somente poderão iniciar qualquer MATCH quando possuírem o número de tabuleiros não inferior a 51% (cinqüenta e um por cento) dos pontos em disputa, sendo obrigatória a participação do tabuleiro feminino, e considerada perdedora a equipe que não cumprir este dispositivo.

         Artigo 24 - A modalidade será disputada por equipes.

         Artigo 25 - Será realizado Congresso Específico obrigatório da modalidade (uma hora antes do início da primeira rodada) e este versará sobre a escalação das equipes, emparceiramento e demais detalhes que forem necessários.

         Parágrafo Único - O Município que não comparecer ao Congresso Específico ou na primeira rodada em que estiver emparceirada no sistema Suíço estará automaticamente eliminado da competição.

Artigo 26 - Para emparceiramento será utilizado o critério da Federação Paulista do Jogo de Damas.

         Artigo 27 - No Congresso Específico o responsável pela equipe deverá confirmar e indicar a ordem de seus tabuleiros, sob pena de, não o fazendo, deixar a cargo da direção tomar por base a ordem entregue quando da inscrição, ou seja, pela Relação Nominal.

         Parágrafo Único - A escalação da equipe deverá obedecer ao seguinte quadro, sendo que o primeiro tabuleiro será obrigatoriamente do sexo feminino:

Titulares        Atleta        Reservas        Atleta

1        Feminino        5        Qualquer sexo

2        Qualquer sexo        6        Qualquer sexo

3        Qualquer sexo        7        Qualquer sexo

4        Qualquer sexo        8        Qualquer sexo

 

         Artigo 28 - Prevalecerá o sistema de substituição livre.

         Parágrafo Único - As equipes terão prazo de 15 (quinze) minutos antes de cada rodada para indicar os jogadores que estarão disputando as partidas referentes à mesma. O não cumprimento desta disposição obrigará a equipe a disputar a rodada com seus tabuleiros titulares, já confirmados ou ordenados no início da competição.

         Artigo 29 - A competição obedecerá às seguintes normas de emparceiramento:

         a) Sistema "SCHURING", quando o número de Municípios participantes for até 8 (oito);

         b) sistema "SUÍÇO", quando o número de Municípios participantes for superior a 8 (oito), sendo em 5 (cinco) rodadas quando o número de Municípios for de 9 (nove) a 12 (doze), 6 (seis) rodadas com 13 (treze) e 14 (quatorze) e em 7 (sete) rodadas quando o número de Municípios for acima de 14 (quatorze).

         Artigo 30 - Quanto ao ritmo de jogo aplicar-se-á: 1h00 (uma hora) para que cada jogador complete sua partida em sistema Nocaute, sendo utilizadas para os 5 (cinco) minutos finais de cada, controle de tempo das Regras do Jogo de Damas Nocaute da Federação Paulista de Jogo de Damas. Os jogos serão disputados no sistema "micro-matches", cabendo as equipes emparceiradas jogar 2 (duas) partidas entre si, devendo o primeiro desses matches ter seu início no horário programado e o segundo no mínimo 2 (duas) horas após o início efetivo do primeiro match, devendo sempre as partidas começar simultaneamente.

         Artigo 31 - Às equipes que não forem emparceiradas em qualquer rodada serão atribuídos 1 (um) ponto por equipe e 08 (oito) pontos por tabuleiro no Sistema Suíço.

         Artigo 32 - O critério de pontuação será de pontos por equipe: Vitória: 3 (três) pontos; Empate: 1 (um) pontos; Derrota: 0,5 (meio) ponto; Ausência: 0 (zero) ponto.

         Parágrafo Único - O critério de desempate para o Sistema Schuring será o seguinte:

         a) confronto direto (apenas entre duas equipes);

         b) Pontos por tabuleiros;

         c) melhor pontuação no 1o tabuleiro na fase;

         d) melhor pontuação no 2o tabuleiro na fase;

         e) melhor pontuação no 3o tabuleiro na fase;

         f) sorteio.

         Artigo 33 - O critério de desempate para o Sistema Suíço será o seguinte:

         a) Pontos por tabuleiro;

         b) escore acumulado de pontos por match;

         c) escore acumulado de pontos por tabuleiro;

         d) escore acumulado corrigido de pontos por match;

         e) escore acumulado corrigido de pontos por tabuleiro;

          f) sorteio.

         Artigo 34 - A tolerância será de 60 (sessenta) minutos em relação ao horário programado para início da rodada para se configurar o W.O. por equipe.

         Artigo 35 - Após o encerramento de cada partida, todos os jogadores disputantes ficam obrigados a entregar à mesa de controle as suas planilhas devidamente anotadas e assinadas.

         Artigo 36 - Salvo o que dispõe o presente Regulamento, a competição obedecerá às regras da Federação Mundial de Jogo de Damas.

         Artigo 37 - Cada equipe será representada por um capitão (o qual deverá ser um dos inscritos da equipe), que deverá acompanhar seus respectivos jogadores, bem como notificar e ser notificado de qualquer decisão em relação a sua equipe e ao final do MATCH deverá verificar e assinar as planilhas dos jogos junto à mesa de controle.

        Artigo 38 - Todos os participantes deverão portar peças e relógios tantos quantos forem às partidas em disputa em cada MATCH.

         Parágrafo Único - Fica a critério da direção técnica da competição estabelecer se as peças, relógios e tabuleiros apresentados possuem ou não caráter oficial.

 


Jogos Regionais do Idoso
do Estado de São Paulo

DAMAS 

         Artigo 55- A grande diagonal do tabuleiro deve ficar à esquerda de cada jogador.

         Artigo 56 - O lance inicial cabe sempre às brancas.

         Artigo 57 - A pedra só anda para frente, uma casa de cada vez.

         Artigo 58- A dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser.

         Artigo 59 - A tomada é obrigatória. Não existe "sopro".

         Artigo 60 - A pedra e a dama tanto tomam para frente como para trás.

         Artigo 61 - A pedra toma a dama e a dama toma a pedra.

         Artigo 62 - A pedra e a dama têm o mesmo valor tanto para tomar como para serem tomadas.

         Artigo 63 - Se o mesmo lance apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome o maior número de pedras (Lei da Maioria).

         Artigo 64 - A pedra que durante o lance de tomada de várias pedras, apenas passar por qualquer casa de coroação, não será promovida à dama.

         Artigo 65 - Pedra tocada é pedra jogada. É obrigatório jogar a pedra tocada.

         Artigo 66 - Na execução do lance de tomada é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia; mas não é permitido tomar a mesma pedra mais que uma vez.

         Artigo 67 - As pedras tomadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de se completar o lance de captura.

         Artigo 68 - Ganha a partida o jogador que tomar todas as pedras do adversário ou as deixar sem movimento possível.

         Artigo 69 - Verificando-se que durante 20 (vinte) lances sucessivos de cada jogador foram feitos apenas movimentos de damas, sem tomadas ou deslocamentos de pedra, a partida será considerada empatada.

         Artigo 70 - Cada partida terá a duração de 30 minutos para que cada jogador complete sua partida em sistema nocaute.

Parágrafo Único - Cada participante deverá trazer o seu relógio para a partida, sendo obrigatório o uso do mesmo.

         Artigo 71 - Sistema de Disputa

a) Sistema "SCHURING", quando o número de participantes confirmados no Congresso Específico for até 08 (oito) damistas;

b)  Sistema "SUIÇO", quando o número de participantes confirmados no Congresso Específico for superior a 08 (oito), sendo em 05 (cinco) rodadas quando o número de confirmados for de 09 (nove) a 12 (doze); 06 (seis) rodadas quando o número de confirmados for de 13 (treze) ou 14 (quatorze) e em 07 (sete) rodadas quando o número de confirmados for acima de 14 (quatorze) damistas.

         Artigo 72 - No Sistema Suíço, aos jogadores que não forem emparceirados (bye) em qualquer rodada serão atribuídos 50% (cinqüenta por cento) dos pontos em disputa, com exceção da primeira rodada, onde serão atribuídos 100% (cem por cento) dos pontos.

         Artigo 73 - O critério de pontuação para cada partida disputada será de: 02 (dois) para a vitória; 01 (um) para o empate; 0,0 (zero pontos) para a derrota e -1 (menos um) para o WO.

         Artigo 74 - Os critérios de desempate serão os seguintes:

- Sistema "SCHURING"

a) Confronto direto;

b) Maior número de vitórias;

c) Sonnenborn-Berger;

d) Sorteio.

- Sistema "SUÍÇO"

a) Escore acumulado;

b) Escore acumulado corrigido;

c) Milésimos totais menos o pior;

d) Milésimos totais;

e) Milésimos medianos;

f) Sorteio.