Miguel Cavalcante da Silva (AL)
          
      Mestre Internacional



Nota importante  

      

Enquanto a Federação Bahiana de Jogo de Damas se detém fazendo uma pesquisa significativa sobre a história do jogo de damas, achamos por bem aludir que, até a presente data, só houve a realização de duas Copas Brasil no Território Nacional, oficializadas pela Confederação Brasileira de Jogo Damas.

Pois bem, ambas as Copas Brasil foram realizadas em Maceió (AL), respectivamente em 2009 e 2010, sobe patrocínio absoluto do Alagoano Miguel Cavalcante da Silva, Mestre Internacional de Damas.

Assim sendo, nada mais justo do que transcrevermos, em primeira mão os dois preâmbulos contidos nas apostilas das efemérides mencionadas, preparados pelo próprio promotor dos eventos, para fins de preenchimento satisfatório desse nosso espaço.


I Copa Brasil 2009


                                                  

        

 

Foi efetivada em Maceió (AL), no período de 08 a 11 de Agosto de 2009, a I Copa Brasil de Jogo de Damas de 64 casas, oficializada pela Confederação Brasileira de Jogo de Damas (CBD), e realizada exclusivamente pelo sistema tablita, nas dependências da sede dos pescadores Z2, situada no bairro de Pontal da Barra.

Esse evento foi improvisado com vistas a prestar simbolicamente uma homenagem aos damistas nordestinos radicados há muito tempo no Rio de Janeiro, José Pereira Bonfim (natural do Ceará), e Severino José de Arruda (natural de Pernambuco), pelo fato de ambos terem adquirido passagens aéreas com destino a Recife (PE), reservadas para o mês de agosto, com o propósito de participarem do Torneio Asa Branca que seria realizado em Caruaru (PE), programado para o início do referido mês, tendo em vista o evento ter sido adiado repentinamente para o mês de setembro, pelo Sr. José Suedilson, sem que tenha me consultado, visto que sou um dos mecenas do promissor torneio a ser realizado dentro dos próximos dias, em Caruaru.

Houve uma séria turbulência quando do percurso dos ditos jogos, porque determinados damistas de Maceió se achavam com o direito de ocupar as vagas concedidas ao Bonfim e ao Severino, alegando que eles não seriam considerados damistas da primeira divisão. Daí, adveio um boicote de quase todos os damistas daqui, que se esquivaram de comparecer a tão venturoso espetáculo em prol do Jogo de Damas, reunindo grandes azes dos principais Estados do Nordeste do Brasil.

Ocorreu também um contratempo: o juiz da competição, Edson Duarte, que foi muito bem entrevistado, descuidou-se e não reforçou junto à reportagem da TV Gazeta de Alagoas que, eu, Miguel Cavalcante da Silva, era o patrocinador absoluto do evento, contribuindo para a má vontade da repórter Hannah Copertino para comigo, já que não teve o mínimo interesse em me entrevistar, mesmo sabendo do meu espírito de desprendimento para com o Jogo de Damas. De forma que, fui focalizado em tempo relâmpago-3 a 5 segundos- como se fora tão- somente um popular qualquer, fato que poderá ser comprovado no DVD alusivo ao que a televisão publicou em 12 de agosto, o que me constrangeu bastante.

Houve também outro inconveniente. Após termos expedido o convite ao Bonfim e ao Severino de que a Copa Brasil lhes seria dedicada, pouco tempo depois José Pereira Bonfim afirmou que sua estada em Maceió só poderia se alongar até o dia 11 de Agosto, motivo por que não nos foi possível estender o campeonato para o dia seguinte e ampliar o numero de jogadores, o que frustrou, sobremodo, a expectativa de outros damistas desejosos de participar do evento.

Para atender aos anseios do leitor, estão aqui, na íntegra, as partidas realizadas pelos doze disputantes, com apresentação especial de alguns diagramas.

Para atender aos anseios do leitor, estão aqui, na íntegra, as partidas realizadas pelos doze disputantes, com apresentação especial de alguns diagramas.


 

A classificação final da I COPA BRASIL, levada a efeito pelo sistema schuring, foi a seguinte:

 

FINAL

NOME

ESTADO

PONTOS

 

 

 

 

Augusto Amílcar Carvalho

PE

16.157

Francisco Jovino Leite

CE

16.147

José Cristóvão Santoro

BA

15

Wellington Souza Silva

BA

14

Argemiro Marcos da Silva

PE

13

Ciro Gonçalves Barreto

BA

12.109

Ismael Carlos Miranda

PE

12.089

Miguel Cavalcante da Silva

AL

11

Robério Barbosa de Araújo

PI

9

10º

Adeildo Lira

AL

8

11º

Severino José de Arruda

RJ

4

12º

José Pereira Bonfim

RJ

2

 

 

 

 

 

Os cincos primeiros colocados foram premiados com o total de R$6.500,00 (seis mil e quinhentos reais), enquanto Ciro Gonçalves Barreto, Ismael Miranda e Robério Barbosa foram contemplados com as passagens equivalentes de ida e volta às suas terras natais, complementadas com ajudas de custo.

Assim como o jogador de futebol precisa de um bom preparo físico e evitar ser contundido seriamente para atuar bem, o jogador de Damas não pode ser importunado mesmo nas vésperas dos torneios. Eis que nas prévias da I COPA BRASIL, os damistas de Maceió se arvoraram de tal forma contra mim, que até me prejudicaram no desempenho. Por isso, não se justifica a maneira como fui derrotado pelo Miranda, bem como outras limitações no campo da concentração mental, que poderiam ter sido evitadas, principalmente, quando sou considerado o maior compositor de lições de Damas do mundo.

Quando levo avante um evento, trata-se de uma promoção diferente das várias ações aplicadas pelos políticos profissionais, uma vez que aplico a lei do amor justo, procurando dar os melhores exemplos possíveis. Aliás, em oportuno momento, convém ressaltar que o Brasil está precisando seriamente de bons administradores do Jogo de Damas, principalmente, quando todos os adeptos de bons níveis técnicos são conscientes de que lidamos com um esporte mental dotado de reluzente beleza.

 

Maceió (AL), 25 de Agosto de 2009.

MIGUEL CAVALCANTE DA SILVA

 


 

II Copa Brasil 2010 

 

 

       

 

Alguns comentários sobre a II Copa Brasil

             Nós, damistas, temos motivo de estar de parabéns diante do sucesso obtido com a concretização da II Copa Brasil de Jogo de Damas, modalidade de 64 casas, realizada em Maceió (AL), no período de 04 a 08 de março de 2010, sem que tenha havido a necessidade de taxa de inscrição, e disputado através do sistema schuring, isto é, todos se defrontando contra todos. Para tanto, contamos com a participação de 16 aficionados de grande destaque e residentes na região nordestina. Houve uma maratona que envolveu a responsabilidade de 30 partidas para cada um dos duelantes, no percurso de 6 dias, o que também corresponde a uma prova de resistência física e mental. 

             Lamentavelmente, foi extraviada nas dependências da TV gazeta de Alagoas, a reportagem feita por Kleber Lós no recinto do evento, no dia 7 de março, às 13 horas, justamente de onde esperávamos amenizar o descaso ocorrido na Copa Brasil 2009, também junto à equipe da citada rede de televisão. 

            Como resultado definitivo do certame, foram premiados os 7 primeiros destacados pela ordem de  classificação, conforme podemos verificar em folha anexa. Francisco Marcelo (CE), campeão brasileiro absoluto de 2009, sagrou-se campeão do evento totalizando 20 pontos, seguido dos 6 finalistas mais próximos, os quais obtiveram igualmente 18 pontos e só se diferenciaram pelos milésimos complementares.

            Infelizmente, os possíveis reservas dessa competição, Françualdo Gonçalves de Souza e Edvaldo Araújo, ambos do Estado da Paraíba, não puderam participar do embate efetivado, tão-somente por causa do limite estipulado de vagas, quando sabemos que todos os convidados compareceram. Da próxima vez, primaremos para que eles sejam compensados pelos reveses advindos.

            Embora nenhum competidor tenha conseguido sobressair-se como invicto, havendo até quem tenha sofrido mais de 5 derrotas, o nível técnico dos atletas foi muito bom, visto que o Jogo de Damas é bastante complexo e se constitui de uma fonte inesgotável de variações posicionais. Basta verificarmos as partidas aqui registradas, que foram digitadas com carinho e respeito pelo damista baiano José Cristóvão Santoro (o conhecido Franklin e campeão brasileiro absoluto de 2008, que também desenvolveu engenhosas observações), o qual, associado aos meus e aos nossos ideais damísticos, resolvemos beneficiar também àqueles que ainda não têm acesso ao computador.

             Há outro fator concomitante que nos contenta proveniente de termos introduzido temas livres da Dama Tradicional na área dos sorteios, se bem que ainda de forma tímida. Aliás, é imperioso nos conscientizarmos de que a Dama Tradicional é uma mãe digna da Tablita, sendo sério desapreço sua exclusão nos campeonatos de qualquer nível técnico.

            Nada mais justo em agradecermos a presença integral dos jogadores convocados, bem como o seu comportamento ético, e, paralelamente, à compostura do árbitro da competição, Edson Duarte, natural de Campinas (SP), que atuou com a costumeira competência diante dos concorrentes e para com a plateia em geral. Aproveitando a oportunidade, expressamos nosso especial respeito pelo José Alcir Menezes, representante do Estado do Ceará e ex-campeão brasileiro, que veio integrar o elenco de competidores, mesmo estando com precário estado de saúde.

          O incentivo à prática do Jogo de Damas deve ser considerado como uma atitude divina, porque qualquer esporte mental tanto concorre para a ativação das virtudes, como para a construção de uma mente criativa.

                                                             Maceió (AL), 31 de março de 2010.

Miguel Cavalcante da Silva

                                                                 Patrocinador da II Copa Brasil.